quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ministério da Pesca e Aquicultura entrega 36 escavadeiras hidráulicas para Santa Catarina 08/02/2012 - 16:43

Uma série de compromissos voltados ao desenvolvimento da pesca e aquicultura marcou a visita do ministro Luiz Sérgio ao estado de Santa Catarina, durante a quinta (02) e sexta-feira (03). O ministro participou de agenda nos municípios de Laguna, Balneário Rincão, Nova Erechim e Florianópolis.
Em Laguna, Luiz Sérgio visitou o Terminal Pesqueiro Público (TPP) do município e recebeu os pleitos dos pescadores locais. “Conheço a importância da atividade pesqueira para a geração de renda e emprego em Laguna. Minha luta no MPA é demonstrar que a atividade relacionada à pesca movimenta fortemente a economia e que por isso deve ser notada e desenvolvida”, afirmou o ministro.
No município de Balneário Rincão, Luiz Sérgio, juntamente com o prefeito de Içara, Gentil da Luz, e o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Picollo, inaugurou o Centro de Capacitação Casa do Pescador Artesanal. Para Picollo, o sonho dos pescadores se tornou realidade, “o MPA se esforçou para que a obra fosse construída e a comunidade saberá utilizar este espaço para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor,” disse. O ministro enfatizou a importância da implantação de projetos voltados à capacitação dos pescadores e apoiou a iniciativa. “Nos meus debates com outras colônias citarei o belo trabalho da Z-33, que se organizou, e desenvolveu formas de qualificar o pescador” enfatizou.

Escavadeiras Hidráulicas
Na sexta-feira (03), o ministro entregou, em Nova Erechim, 17 escavadeiras hidráulicas para os municípios catarinenses investirem na ampliação da aquicultura. Segundo Volmir Pirovano, prefeito de Nova Erechim, a máquina tem um enorme valor para o agricultor local e o pequeno proprietário, “muitos dos municípios contemplados nunca receberam um equipamento desse e a partir de agora poderão investir na piscicultura”.
Para o ministro Luiz Sérgio, os agricultores já perceberam a ascensão da economia do pescado. “Com esse investimento, propiciamos melhores condições de vida aos trabalhadores, através da geração de renda, do fomento da economia local e da produção de uma proteína saudável. Ao criarmos essa janela de oportunidade aceleramos a distribuição de renda e tiramos as pessoas da pobreza extrema, um dos eixos centrais do governo da Presidenta Dilma Rousseff”, enfatizou.
O último compromisso do ministro foi em Florianópolis, onde participou do Ato de Entrega de mais 19 escavadeiras hidráulicas. No evento, Luiz Sérgio destacou a importância do investimento na aquicultura. “A maior parte do pescado do mundo é oriundo da aquicultura, acredita-se 40% do pescado comercializado seja de cultivo. As escavadeiras serão importantes instrumentos para os municípios no que se refere à geração de emprego e renda e inicio este processo em Santa Catarina por entender que o estado é referência na área”, finalizou o ministro.
Os municípios contemplados foram: Guaraciaba, Garopaba, Jaborá, Quilombo, Iporã do Oeste, Monte Carlo, Santa Terezinha do Progresso, Itapiranga, Nova Erechim, São Domingos, Urussanga, Rio do Oeste, Guaramirirm, São João do Sul, Itaiópolis, Laurentino, São Martinho, Rio dos Cedros, Maracajá, Turvo, Tubarão, Santa Rosa do Sul, Ilhota, Três Barras, Massaranduba, Cocal do Sul, Painel, Forquilhinha, São José do Cedro, Saudades, União do Oeste, Videira, Águas de Chapecó, Águas Frias, Dionísio Cerqueira e Flor do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário