quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PESCA ARTESANAL

Diz respeito à pesca artesanal enquanto atividade comercial, aquela realizada única e exclusivamente pelo trabalho manual do pescador. Utiliza embarcações de médio e pequeno porte e equipamentos (petrechos) sem nenhuma sofisticação além de insumos utilizados adquiridos nos comércios locais. Baseia-se nos conhecimentos dos pescadores, adquiridos em família transmitidos aos demais membros, pelos mais velhos da comunidade, ou pela interação com os companheiros de pescaria.

No Estado da Bahia a pesca é majoritariamente artesanal e/ou de subsistência, explorando ambientes próximos à costa, pois as embarcações e aparelhagens são feitas através de técnicas relativamente simples e sua produção tem como finalidade a obtenção de alimento, sendo total ou parcialmente destinada ao mercado.

Neste contexto, a BAHIA PESCA, está planejando programas, atividades e projetos articulados às dimensões econômica, social, ambiental e geográfica, visando o desenvolvimento da atividade no Estado.

Estruturação da cadeia produtiva do pesca, através do desenvolvimento da gestão, mercado, infra-estrutura e equipamentos:
  1. Rede de comercialização de pescados da Bahia (Bahia Pesca, EBAL);
  2. Melhorias nas instalações das colônias de Pescadores;
  3. Implantação de infra-estrutura de apoio ao atracamento e desembarque de pescado (píer, trapiches);
  4. Reestruturação das unidades de sinalização náutica de apoio a navegação (faróis);
  5. Implantação de novos equipamentos de auxilio a navegação (GPS’s);
  6. Capacitação em gestão social envolvendo: associativismo, cooperativismo;
  7. Proposição de acordos coletivos (ordenamento pesqueiro);
  8. Capacitação técnica em tecnologias de pescado e navegação;

Nenhum comentário:

Postar um comentário