quarta-feira, 28 de março de 2012

III AQUAPESCABRASIL NA BAHIA VAI MOSTRAR NOVAS TECNOLOGIAS

O Sindipi- Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira, em parceira com a Bahia Pesca empresa vinculada à Seagri, lançou na última semana no restaurante Yemanjá a III AquapescaBrasil - Feira Internacional de Pesca e Aqüicultura, que será realizada de sete a nove de novembro em Salvador.
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, disse que “estamos vivenciando um momento único e marcante da aqüicultura e pesca no nosso Estado. A realização na Bahia será uma grande oportunidade para mostrarmos a potencialidade da Bahia, e conhecermos novas tecnologias que serão apresentadas por expositores e palestrantes de vários países”. O evento tem a finalidade de fomentar a indústria da pesca, sendo um canal agregador para impulsionar a economia. Palestras e conferências, além de workshops gastronômicos e exposição de trabalhos técnico-científicos serão apresentados durante o evento.
Diretor comercial da AquapescaBrasil, Ivan Gogolevsky revelou que nas duas edições anteriores, em Itajaí, Santa Catarina, participaram 19 países, 131 expositores e 69 palestrantes, além de 100 trabalhos técnico-científicos apresentados. “Temos certeza de que a Bahia fará um grande evento e que todos os números poderão ser superados”, disse ele, afirmando que a Bahia, terceiro maior produtor nacional de pescados, reúne todas as condições para sediar o evento.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, afirmou que a AquapescaBrasil acontece em Salvador num ano muito especial para a Bahia. “Vamos inaugurar dois terminais pesqueiros, um em Salvador e outro em Ilhéus; concluir as obras do primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado; aumentar a produção e distribuição de alevinos; ampliar a assistência técnica aos pescadores e aqüicultores e promover o III Festival da Tilápia. Vamos fechar o ano com “chave de ouro”, apresentando nossas realizações neste importante evento internacional, o maior do mundo do setor, que atrairá novos investimentos para o Estado”.
Além do secretário da Agricultura e do presidente da Bahia Pesca, participaram do lançamento os superintendentes do Banco do Brasil, João Batista Trindade; do BNB, Nilo Meira, e da Desenbahia, Luiz Petitinga; vice-presidente do Sindicato de Armadores e da Indústria Pesqueira (Sindipi), Joaquim Anacleto, o secretário de Pesca e Aqüicultura de Itajaí, Agnaldo Hilton, o diretor comercial da AquapescaBrasil, Ivan Gogolevsk, e o presidente da Abrasel-Associação Brasileira de Bares e Restaurantes,Luiz Henrique Amaral.
Bahia tem grande potencial

Nos últimos cinco anos, de acordo com o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, houve aumento de 52% na produção de pescados, passando da quinta para a terceira produção no ranking nacional. Além do extenso litoral, com 1,2 mil quilômetros, o maior do Brasil, o Estado possui mais de 500 mil hectares de lâminas d’água e em até dois meses estará entregando dois terminais pesqueiros, em Salvador e Ilhéus, construídos com recursos do Ministério da Pesca e do governo do Estado. “O estado vem crescendo muito na área de pesca e aqüicultura. Precisamos solidificar e criar mecanismos para acelerar o desenvolvimento”, finalizou Albagli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário