quarta-feira, 28 de março de 2012

MINISTRO DIZ QUE PROJETO DA BAHIA PESCA É EXEMPLO PARA O BRASIL

O ministro da pesca e aquicultura Marcelo Crivella esteve ontem (22) em Salvador e em Santo Amaro da Purificação onde visitou as obras do Terminal Pesqueiro Público e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Produção da Bahia Pesca na Fazenda Oruabo.
“Com muito esforço a Bahia Pesca está fazendo um trabalho extraordinário. Vamos inverter a situação da pesca no Brasil com ciência e tecnologia a exemplo do que vi aqui”, disse o Ministro se referindo a Fazenda Oruabo. Ele disse também que “a meta é aumentar a produção de tilápia para que o preço se torne cada vez mais acessível à população.”
O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Isaac Albagli, que fez o convite ao ministro em nome do governador Jaques Wagner, entregou o projeto de criação do Centro de Maricultura e Pesca a ser construído na fazenda Oruabo. Ele também entregou uma relação com projetos da empresa que estão em andamento no Ministério da Pesca e Aquicultura.
Já o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, reivindicou dentre outras obras a construção de um píer. Também participaram das visitas os deputados federais João Leão, Mário Negromonte, Márcio Marinho e o deputado estadual Mario Negromonte Júnior.
Representantes de entidades ligadas à pesca reivindicaram maior fiscalização contra os “bombistas”, pessoas que utilizam bombas para matar e capturar os peixes em águas doces e salgadas.
O ministro Marcelo Crivella se comprometeu a, juntamente com os órgãos de defesa ambiental, intensificar a fiscalização contra este ato que muito prejudica os pescadores e o meio ambiente de modo geral.Após a visita à fazenda,o ministro Crivella,o presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli e outras autoridades tiveram audiência com o governador Jaques Wagner.
Terminais Pesqueiros
O terminal tem o objetivo de reduzir os custos para o pescador. Será constituído de serviços de manutenção e suporte, setor para compra de equipamentos e gelo com custos mais baixos, além de ter o combustível subsidiado.
Outro terminal está sendo construído em Ilhéus e os dois deverão ser inaugurados neste semestre. O investimento é de R$ 10 milhões cada, recursos do Ministério da Pesca e governo do estado. “Somos o 3º maior produtor de pescados do Brasil e temos a maior costa marítima, 1.200 quilômetros, por isso estas obras são importantes e vão contribuir para a total mudança da história da pesca”, afirma Isaac Albagli.
Fazenda Oruabo
Na fazenda estão instalados os laboratórios de reprodução de Bijupirá, larvicultura de camarão, reprodução de caranguejo e tanques de engorda de camarão. Já as obras do CVTT deverão ser concluídas até o final deste ano.
Aquapesca
Na fazenda o ditretor comercial da III Aquapescabrasil-Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, Ivan Gogolewsky apresentou o projeto do evento que será realizado na Bahia de 7 a 9 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário